Jatobá é uma cidade localizada no estado de Pernambuco (a sigla deste estado é "PE").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 14.587 habitantes, sendo aproximadamente 6.837 homens e 7.126 mulheres. A densidade demográfica de 50.25 km².

 

As pessoas nascidas em Jatobá/PE são chamadas de "jatobaense" (na expressão popular "Quem nasce em Jatobá é jatobaense"). Atualmente existem 9.789 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Jatobá existe 11.664 habitantes da religião católica, 1.616 habitantes da religião evangélica e 5 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Jatobá/PE é 0.645 .

O código do município de Jatobá do IBGE é 2608057. Quantidade de Postos de Saúde e Jatobá, PE: 10.


Saiba mais sobre Jatobá/PE: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 4 ruas cadastradas, distribuídas em 3 bairros (publicamos a relação destes 3 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Jatobá/PE. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 61 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Jatobá/PE.

História da Cidade Jatobá, PE:

Município de Jatobá
Município Jatobá
Estado Pernambuco
Gentílico jatobaense
IDH 0.645
População
Total Estimada 14.587 Homens 6.837 Mulheres 7.126 Densidade 50.25 hab./km²
Religião
Católicos 11.664 Evangélicos 1.616 Espíritas 5
Fonte: IBGE
Jatobá Pernambuco - PE : O nome Jatobá é uma homenagem feita pela CHESF ao município de Petrolândia, quando planejou a área de construção de cidade de Jatobá. Petrolândia no início da construção das primeiras casas, chamava-se Bebedouro de Jatobá, devido ser um local onde existiam frondosos jatobazeiros e, pelo fato de estar à beira do rio São Francisco, servia de bebedouro para os vários rebanhos que cruzavam o Estado rumo aos estados da Bahia, Alagoas e Sergipe e vice e versa. Outro fato importante, é que Petrolândia era distrito do município Tacaratu/PE com o nome distrito Jatobá, quando em 1887, a Lei Provincial 1885, de 01 de maio de 1887, transferiu para si a sede daquele município. A história do surgimento do município de Jatobá coincide com o nascimento do município de Sobradinho, na Bahia, nascido em função da expansão do setor energético do nordeste, iniciado em 1948, pela CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) com a construção de grandes usinas hidrelétricas ao longo do rio São Francisco. O marco inicial do nascimento de Jatobá é o dia 26 de junho de 1977, quando foram iniciada através das empreiteiras da CHESF, as obras de desmatamento do local chamado Alto da Raposa, situado a 18 kms da Antiga cidade de Petrolândia e pouco mais de 60 kms da área de construção da hidrelétrica de Itaparica. O local, planejado com nome de Jatobá, tinha o propósito de servir como apoio para acolher trabalhadores, empresas ligadas as obras e as demais pessoas vindas, à região, principalmente comerciante, em busca do dinheiro gerado pelo mais de 5.000 trabalhadores envolvidos na construção da hidrelétrica de Itaparica. Gentílico: jatobaense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.