Joviânia é uma cidade localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 7.422 habitantes, sendo aproximadamente 3.608 homens e 3.510 mulheres. A densidade demográfica de 15.98 km².

 

As pessoas nascidas em Joviânia/GO são chamadas de "jovianiense" (na expressão popular "Quem nasce em Joviânia é jovianiense"). Atualmente existem 5.870 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Joviânia existe 4.557 habitantes da religião católica, 1.641 habitantes da religião evangélica e 56 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Joviânia/GO é 0.706 .

O código do município de Joviânia do IBGE é 5212105. Quantidade de Postos de Saúde e Joviânia, GO: 4.


Saiba mais sobre Joviânia/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Joviânia/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 175 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Joviânia/GO.

História da Cidade Joviânia, GO:

Município de Joviânia
Município Joviânia
Estado Goiás
Gentílico jovianiense
IDH 0.706
População
Total Estimada 7.422 Homens 3.608 Mulheres 3.510 Densidade 15.98 hab./km²
Religião
Católicos 4.557 Evangélicos 1.641 Espíritas 56
Fonte: IBGE
Joviânia Goiás - GO Em 1942 iniciou-se o povoamento do lugar onde hoje se encontra a cidade de Joviânia, quando o senhor Antônio Miguel da Costa doou uma área de terras a Nossa Senhora da Abadia para a formação do patrimônio. Com a construção de uma igrejinha rústica foram aparecendo as primeiras moradias, simples ranchos de pau-a-pique, cobertos de folhas de palmeiras. O povoado foi conhecido inicialmente pelo nome de Boa Vista. Sua privilegiada situação topográfica, numa região salubre, alta e plana, foi responsável pelo desenvolvimento da localidade, fundada mais em função de atender a população rural circunvizinha, como um centro abastecedor, já que a sede do município a cidade de Goiatuba ficava muito distante e de difícil acesso. São considerados fundadores da cidade Joviano Ferreira Barbosa e Flosina Miquilina de Jesus filha de Antônio Miguel da Costa, o doador das terras que formaram o patrimônio. Pela Lei Municipal nº 57, de 02 de dezembro de 1953, da Prefeitura Municipal de Goiatuba, foi o povoado de Boa Vista elevado à categoria de distrito com o nome de Joviânia (homenagem ao seu fundador Joviano Ferreira Barbosa). Cinco anos após, por força da Lei Municipal nº 2128, de 14 de novembro de 1958, Joviânia recebeu a sua autonomia político-administrativa, passando a constituir Termo Judiciário da Comarca de Goiatuba, tendo sido instalado no dia 18 de janeiro de 1959. Gentílico: jovianiense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Joviania, GO

Parcialmente nublado
21º C Quinta-Feira
29 º
19 º
Sex
29º
19º
Sab
29º
20º
Dom
30º
21º
Seg
29º
21º

Bairros de Joviânia