Juruti é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 53.989 habitantes, sendo aproximadamente 24.578 homens e 22.508 mulheres. A densidade demográfica de 5.67 km².

 

As pessoas nascidas em Juruti/PA são chamadas de "jurutiense" (na expressão popular "Quem nasce em Juruti é jurutiense"). Atualmente existem 34.699 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Juruti existe 34.863 habitantes da religião católica, 11.185 habitantes da religião evangélica e 6 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Juruti/PA é 0.592 .

O código do município de Juruti do IBGE é 1503903. Quantidade de Postos de Saúde e Juruti, PA: 13.


Saiba mais sobre Juruti/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Juruti/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 231 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Juruti/PA.

História da Cidade Juruti, PA:

Município de Juruti
Município Juruti
Estado Pará
Gentílico jurutiense
IDH 0.592
População
Total Estimada 53.989 Homens 24.578 Mulheres 22.508 Densidade 5.67 hab./km²
Religião
Católicos 34.863 Evangélicos 11.185 Espíritas 6
Fonte: IBGE
JurutiPará - PA O atual município de Juruti localiza-se na zona fisiográfica do Baixo Amazonas. Segundo o historiador Domingos Álvares Ferreira Pena, fora primitivamente, uma aldeia dos índios Mundurucus fundada em 1818 e sujeita à direção de um missionário com poderes paroquias. Quando foi realizada a divisão da Província em termos e comarcas, por volta de 1832 e 1833, a localidade adquiriu categoria de Freguesia, ficando integrada ao termo de Faro. Nessa época, estabeleceu-se também, o limite ocidental da então criada Freguesia de Nossa Senhora da Saúde de Juruti, na serra de Parintins, com os estados do Pará e Amazonas. Em 1879, Juruti passou a ser ponto de escala da navegação a vapor, subvencionada pela Província do Pará. Na ocasião já contava com escolas primárias para os sexos masculino e feminino. Três anos depois, ficou determinada a continuação da Igreja Matriz, que em virtude de disposição legal datada de 1885, teve de ser construída de pedra de cantaria, pedra rija, lavrada. A influência de moradores e o desenvolvimento das indústrias agrícola e pastoril fizeram com que, em 1883, a freguesia fosse elevada a município, instalado em 1885. Entretanto, em 1900, veio a ser extinto, ficando o seu território anexado aos municípios de Faro e Óbidos. Treze anos depois, readquiriu sua categoria, vindo a reinstalar-se em 1914, ficou, também, sob à administração direta do Estado do Pará, em 1930, quando sofreu nova suspensão. A emancipação político-administrativa do município de Juruti ocorreu, definitivamente, em 1938. O topônimo de origem tupi, significa: o colo firme, o pescoço teso, em alusão ao aspecto da pomba deste nome no ato de cantar. Gentílico: jurutiense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Juruti