Cidades

Lagoa de Velhos, RN

Parcialmente nublado
26º C Sexta-Feira
32º
23º
Sab
33º
23º
Dom
31º
23º
Seg
29º
23º
Ter
26º
23º

Lagoa de Velhos é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 2.765 habitantes, sendo aproximadamente 1.367 homens e 1.301 mulheres. A densidade demográfica de 23.64 km².


As pessoas nascidas em Lagoa de Velhos/RN são chamadas de "lagoa-pedrense" (na expressão popular "Quem nasce em Lagoa de Velhos é lagoa-pedrense"). Atualmente existem 1.738 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Lagoa de Velhos existe 2.339 habitantes da religião católica, 223 habitantes da religião evangélica e 4 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Lagoa de Velhos/RN é 0.589 .

O código do município de Lagoa de Velhos do IBGE é 2406403. Existem 1 postos de saúde (SUS) em Lagoa de Velhos.


Saiba mais sobre Lagoa de Velhos/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 3 bairros (publicamos a relação destes 3 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Lagoa de Velhos/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 3 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Lagoa de Velhos/RN.


Município de Lagoa de Velhos
Município Lagoa de Velhos
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico lagoa-pedrense
IDH 0.589
População
Total Estimada 2.765 Homens 1.367 Mulheres 1.301 Densidade 23.64 hab./km²
Religião
Católicos 2.339 Evangélicos 223 Espíritas 4
Fonte: IBGE
Lagoa de Velhos Rio Grande do Norte - RN Em terras pertencentes a Carlos da Rocha, nos idos de 1706, no riacho dos Velhos que desaguava no rio Potengi, teve início o povoamento da área. A propriedade chamada popularmente de Lagoa de Velhos é banhada pelo riacho São Pedro, um afluente da ribeira do Potengi. As terras da localidade podem ter sido incluídas nas sesmarias pertencentes a dona Joana Gomes Freire, grande latifundiária da região por volta de 1754, chegando a dar o seu nome à serra de Joana Gomes. No ano de 1830, o proprietário da localidade chamava-se José Correia, mas João Anselmo veio a ser o primeiro morador do sítio, em 1837, onde se erguera o futuro núcleo populacional. Há uma tradição dos mais antigos da localidade de que um casal de velhos morava às margens da lagoa, entre os anos de 1800 e 1820, e a referência do povo sobre a presença deles na área serviu de batismo para o povoado. Mas é forte a influência no nome do provoado, posteriormente cidade, a partir do nome do riacho chamado dos Velhos por volta de 1706. Lentamente, o povoado foi crescendo. Em 1862, Lagoa de Velhos já era uma fazenda desenvolvida e famosa na região, contando com vários aspectos de uma povoação simples. Em 11 de maio de 1962, através da Lei nº 2.797, Lagoa de Velhos foi desmembrado de Sítio Novo, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Gentílico: lagoa-velhense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Lagoa de Velhos