Magalhães Barata é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 8.279 habitantes, sendo aproximadamente 4.258 homens e 3.857 mulheres. A densidade demográfica de 24.95 km².

 

As pessoas nascidas em Magalhães Barata/PA são chamadas de "magalhães-baratense" (na expressão popular "Quem nasce em Magalhães Barata é magalhães-baratense"). Atualmente existem 6.153 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Magalhães Barata existe 6.022 habitantes da religião católica, 1.757 habitantes da religião evangélica e 7 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Magalhães Barata/PA é 0.597 .

O código do município de Magalhães Barata do IBGE é 1504109. Quantidade de Postos de Saúde e Magalhães Barata, PA: 9.


Saiba mais sobre Magalhães Barata/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 3 bairros (publicamos a relação destes 3 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Magalhães Barata/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 20 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Magalhães Barata/PA.

História da Cidade Magalhães Barata, PA:

Município de Magalhães Barata
Município Magalhães Barata
Estado Pará
Gentílico magalhães-baratense
IDH 0.597
População
Total Estimada 8.279 Homens 4.258 Mulheres 3.857 Densidade 24.95 hab./km²
Religião
Católicos 6.022 Evangélicos 1.757 Espíritas 7
Fonte: IBGE
Magalhães BarataPará - PA As terras do atual Município de Magalhães Barata, situado na zona fisiográfica do Salgado, pertenceram em tempos passados, ao Município de Marapanim. Quanto aos seus fundamentos históricos, são desconhecidos. Sabe-se porém, que em 1936, já figurava como distrito judiciário daquele município, com o nome de Cuinarana. Entretanto, essa situação perdurou até 1938, quando, perdendo o predicado anterior, passou a integrar a zona do distrito-sede de Marapanim, donde foi restaurado no mesmo ano. Em 1961, Cuinarana foi elevada à categoria de município com a denominação de Magalhães Barata, em homenagem ao lider político paraense, do período republicano, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata. Gentílico: magalhães-baratense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Magalhães Barata