Matriz de Camaragibe é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 25.008 habitantes, sendo aproximadamente 11.597 homens e 12.188 mulheres. A densidade demográfica de 108.12 km².

 

As pessoas nascidas em Matriz de Camaragibe/AL são chamadas de "matrizense" (na expressão popular "Quem nasce em Matriz de Camaragibe é matrizense"). Atualmente existem 14.868 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Matriz de Camaragibe existe 10.390 habitantes da religião católica, 6.878 habitantes da religião evangélica e 11 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Matriz de Camaragibe/AL é 0.584 .

O código do município de Matriz de Camaragibe do IBGE é 2705101. Quantidade de Postos de Saúde e Matriz de Camaragibe, AL: 12.


Saiba mais sobre Matriz de Camaragibe/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Matriz de Camaragibe/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 99 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Matriz de Camaragibe/AL.

História da Cidade Matriz de Camaragibe, AL:

Município de Matriz de Camaragibe
Município Matriz de Camaragibe
Estado Alagoas
Gentílico matrizense
IDH 0.584
População
Total Estimada 25.008 Homens 11.597 Mulheres 12.188 Densidade 108.12 hab./km²
Religião
Católicos 10.390 Evangélicos 6.878 Espíritas 11
Fonte: IBGE
Matriz de Camaragibe Alagoas - AL O município de Matriz de Camaragibe desenvolveu seu núcleo, enquanto povoado, no então Alto do Outeiro, hoje Alto da Igreja Velha, onde está instalado um cruzeiro. Ao receber como doação de sua irmã, Dona Brites Pimentel (grande proprietária de terras e de sete engenhos de açúcar) um de seus engenhos na povoação de Camaragibe, José de Barros Pimentel, já em sua primeira visita, doou uma parte de suas terras a Gonçalo Moreira, para que fosse construída a Igreja de Bom Jesus. A lei provincial 417, de 09 de julho de 1864, transferiu a sede paroquial para a cidade de Passo de Camaragibe, permanecendo assim até 1888, quando o presidente José Cesário de Miranda Monteiro de Barro restaurou a freguesia do Senhor Bom Jesus na vila de Camaragibe, através da lei provincial 1047, de 29 de dezembro. Até 1950 era vila do Passo de Camaragibe. Em 1958, através da lei 2093, passou a ser município. Uma das curiosidades da história de Matriz é ter sido uma das únicas cidades do interior que chegou a ter imprensa própria. Em 1880 circulava "O Camaragibe"; em 1883, o "Atalaia". Finalmente, em 1957, foi criado o "Jornal da Matriz", grande defensor da idéia da emancipação. Hoje, Matriz de Camaragibe (conhecida como a "Princesa do Norte") tem, entre suasgrandes atrações os banhos de cachoeiras nas fazendas Serra DÁgua e Santa Maria. Na Praça Bom Jesus, no centro da cidade, podem ser vistos os símbolos da atual administração - os jacarés ao vivo. Destacam-se ainda as festividades do carnaval e juninas. Gentílico: matizense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Matriz de Camaragibe