Cidades

Oiapoque, AP

Predominantemente nublado
23º C Domingo
28º
23º
Seg
27º
22º
Ter
26º
22º
Qua
24º
22º
Qui
25º
22º

Oiapoque é um município (também pode ser chamada de "cidade"), localizada no estado de Amapá (a sigla deste estado é "AP").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 24.263 habitantes, sendo aproximadamente 10.704 homens e 9.805 mulheres. A densidade demográfica de 0.91 km².


As pessoas nascidas em Oiapoque/AP são chamadas de "oiapoquenses" (na expressão popular "Quem nasce em Oiapoque é oiapoquenses"). Atualmente existem 15.782 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é 96


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Oiapoque existe 11.083 habitantes da religião católica, 7.298 habitantes da religião evangélica e 17 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Oiapoque/AP é 0.658 .

O código do município de Oiapoque do IBGE é 1600501. Existem 23 postos de saúde (SUS) em Oiapoque.


Saiba mais sobre Oiapoque/AP: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Oiapoque/AP. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 146 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Oiapoque/AP.


Município de Oiapoque
Município Oiapoque
Estado Amapá
Gentílico oiapoquenses
IDH 0.658
População
Total Estimada 24.263 Homens 10.704 Mulheres 9.805 Densidade 0.91 hab./km²
Religião
Católicos 11.083 Evangélicos 7.298 Espíritas 17
Fonte: IBGE
Durante o período colonial, o município de Oiapoque era parte da Capitania do Cabo Norte. Nos primórdios do século XVI, os portugueses da América travam lutas com outros europeus, para estabelecer domínio territorial ao sul do rio Oiapoque - na época conhecido como Vicente Pinzón - e ao norte do rio Amazonas, para expandir os impérios colonizadores que cada grupo representava. Os primitivos habitantes da região são antepassados dos povos Waiãpi, que ocupavam a extensão territorial do rio Oiapoque, dos Galibi e Palikur, concentrados no vale do rio Uaçá e seus afluentes. O município de Oiapoque originou-se da morada de um mestiço, em data que não se pode precisar, de nome Emile Martinic, o primeiro habitante não-índio do município. Sabe-se que a localidade passou a ser conhecida como "Martinica"; e, ainda hoje, não é raro ouvir essa designação, notadamente de habitantes mais antigos. Em 1907, o Governo Federal criou o Primeiro Destacamento Militar do município, que servia de abrigo a presos políticos. Alguns anos depois, esse destacamento foi transferido para Santo Antônio, atual distrito de Clevelândia do Norte, com a denominação de Colônia Militar. Para consolidar a soberania nacional sobre as áreas limítrofes, face ao contestado franco-brasileiro, foi, então, erguido um monumento à pátria, indicativo do marco inicial do território brasileiro. A palavra Oiapoque tem origem tupi-guarany, sendo uma derivação do termo oiap-oca, que significa casa dos Waiãpi.. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Oiapoque