Pão de Açúcar é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 24.878 habitantes, sendo aproximadamente 11.758 homens e 12.053 mulheres. A densidade demográfica de 34.86 km².

 

As pessoas nascidas em Pão de Açúcar/AL são chamadas de "pão-de-açucarense" (na expressão popular "Quem nasce em Pão de Açúcar é pão-de-açucarense"). Atualmente existem 14.778 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Pão de Açúcar existe 20.707 habitantes da religião católica, 1.637 habitantes da religião evangélica e 8 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Pão de Açúcar/AL é 0.593 .

O código do município de Pão de Açúcar do IBGE é 2706406. Quantidade de Postos de Saúde e Pão de Açúcar, AL: 15.


Saiba mais sobre Pão de Açúcar/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 4 bairros (publicamos a relação destes 4 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Pão de Açúcar/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 98 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Pão de Açúcar/AL.

História da Cidade Pão de Açúcar, AL:

Município de Pão de Açúcar
Município Pão de Açúcar
Estado Alagoas
Gentílico pão-de-açucarense
IDH 0.593
População
Total Estimada 24.878 Homens 11.758 Mulheres 12.053 Densidade 34.86 hab./km²
Religião
Católicos 20.707 Evangélicos 1.637 Espíritas 8
Fonte: IBGE
Pão de Açúcar Alagoas - AL O início do povoamento começou por volta de 1611, através da mistura de brancos e índios da Serra do Aracaré, Estado de Sergipe. No início do século XVII, os Urumaris, índios que habitavam a região, conseguiram do Rei D. João IV terras às margens do rio São Francisco. Deram ao lugar o nome de "Jaciobá", que na linguagem tupi-guarani significa "Espelho da Lua". A doação causou inveja aos índios Chocós, que invadiram as terras dos Urumaris e os expulsaram de lá. Em 1634, Cristóvão da Rocha tomou posse das terras onde hoje está o município. Em 1660, porém, as terras passaram, por carta de sesmaria, para o português Lourenço José de Brito Correia, que instalou uma fazenda de gado e deu a ela o nome de Pão de Açúcar. O nome vem da forma de um dos morros que era semelhante à maneira pela qual se purificava o açúcar. Em 1815, as terras foram leiloadas e arrematadas pela família do padre José Rodrigues Delgado, que deu grande impulso ao desenvolvimento do povoado.A freguesia, criada em 1853, invocou o Sagrado Coração de Jesus padroeiro da cidade. Pão de Açúcar ainda era vila, em 1859, quando D. Pedro II pernoitou lá, em sua viagem para Paulo Afonso. Foi elevado à condição de cidade em 18 de junho de 1887, através da Lei 756, desmembrado de Mata Grande. A grande atração dessa cidade ribeirinha do São Francisco são as piscinas naturais, às margens do rio, chamadas de "prainha", onde são saboreados, ao pés de uma réplica do Cristo Redentor, os pratos típicos da região: peixe surubim, camarão-pitu e a tradicional carne de sol. O artesanato, confeccionado em palha, couro, barro, tecido e madeira é atração na vila Ilha do Ferro. As principais festividade são: a festa do padroeiro (6 de junho) e da Emancipação. Gentílico: pão-de-açucarense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Pão de Açúcar