Cidades

Parau, RN

Poucas nuvens
31º C Segunda-Feira
31º
22º
Ter
31º
20º
Qua
31º
21º
Qui
32º
20º
Sex
31º
21º

Paraú é uma cidade, localizada no estado de Rio Grande do Norte (a sigla deste estado é "RN").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.891 habitantes, sendo aproximadamente 1.925 homens e 1.934 mulheres. A densidade demográfica de 10.07 km².


As pessoas nascidas em Paraú/RN são chamadas de "parauense" (na expressão popular "Quem nasce em Paraú é parauense"). Atualmente existem 2.571 alfabetizados. O DDD (Discagem Direta a Distância) é @DDD


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Paraú existe 2.830 habitantes da religião católica, 619 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Paraú/RN é 0.603 .

O código do município de Paraú do IBGE é 2408706. Existem 3 postos de saúde (SUS) em Paraú.


Saiba mais sobre Paraú/RN: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Paraú/RN. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 6 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Paraú/RN.


Município de Paraú
Município Paraú
Estado Rio Grande do Norte
Gentílico parauense
IDH 0.603
População
Total Estimada 3.891 Homens 1.925 Mulheres 1.934 Densidade 10.07 hab./km²
Religião
Católicos 2.830 Evangélicos 619 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Paraú Rio Grande do Norte - RN EM 1701, Padre Lúcio de Mendonça de Sá, Alferes Manoel da Silveira de Carvalho, Diogo de Mendonça Bernardo Vieira de Melo, o último Capitão-Mor-Governador do Rio Grande do Norte, receberam sesmarias de 3 léguas cada uma, no rio Paraú, no município de Campo Grande, atual Augusto Severo. Luiz Justino de Oliveira, fundador de Paraú, nasceu na fazenda Cachoeira, em 1875. Aos 23 anos, mudou-se preá a Fazenda Espírito Santo, casando-se com Maria Damásia Gomes, estabelecendo-se numa casa de taipa, com pequeno negócio de compra e venda que prosperando proporcionou a abertura de casas comerciais em outros municípios. Ali permaneceu, mesmo após o falecimento de sua esposa, empenho em fazer progredir a sua terra, pelo bem comum. Em 1911, casa-se novamente, com Maria Siqueira Cabral, iniciando-se no ano seguinte, a construção de uma capela à devoção do Divino Espírito Santo, Padroeiro do município. Tendo em vista haver, no agreste, município com idêntica denominação, ao ser instalada a Agência dos Correios e Telégrafos, teve seu nome mudado para Paraú de PERAU-U (rio do peraú, dos buracos submersos, onde se perde o pé). Gentílico: parauense. Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.

Bairros de Paraú