Parnamirim é uma cidade localizada no estado de Pernambuco (a sigla deste estado é "PE").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 21.193 habitantes, sendo aproximadamente 10.280 homens e 9.944 mulheres. A densidade demográfica de 7.79 km².

 

As pessoas nascidas em Parnamirim/PE são chamadas de "parnamirinense" (na expressão popular "Quem nasce em Parnamirim é parnamirinense"). Atualmente existem 13.702 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Parnamirim existe 17.279 habitantes da religião católica, 1.220 habitantes da religião evangélica e 5 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Parnamirim/PE é 0.599 .

O código do município de Parnamirim do IBGE é 2610400. Quantidade de Postos de Saúde e Parnamirim, PE: 11.


Saiba mais sobre Parnamirim/PE: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Parnamirim/PE. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 92 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Parnamirim/PE.

História da Cidade Parnamirim, PE:

Município de Parnamirim
Município Parnamirim
Estado Pernambuco
Gentílico parnamirinense
IDH 0.599
População
Total Estimada 21.193 Homens 10.280 Mulheres 9.944 Densidade 7.79 hab./km²
Religião
Católicos 17.279 Evangélicos 1.220 Espíritas 5
Fonte: IBGE
Parnamirim Pernambuco - PE Nos meados do século XIX, o tenente-coronel Martinho da Costa Agra, acompanhado de sua família, veio instalar-se com uma fazenda de gado, à margem do rio Brígida. Assim, a origem da cidade fica ligada ao ciclo econômico da pecuária, que teve um lugar decisivo na formação histórica e sociológica dos sertões. Não possuímos informes completos a respeito da vida de Martinho da Costa Agra, a quem cabe a honra de haver fincado, nestas paragens, o marco originário do povoamento; contudo, sabe-se que era filho de um advogado português, formado pela Universidade de Coimbra. Foi na realidade Saco do Martinho, nome primitivo da região, o núcleo habitacional. Por força do decreto-lei estadual nº 235, de 9 de dezembro de 1938, que fixou a divisão para vigorar no qüinqüênio 1939-1943, o município de Leopoldina é têrmo e o município de Leopoldina passaram a denominar-se Parnamirim, por força do decreto estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943. Ainda pelo referido decreto-lei, que fixou a divisão territorial judiciário-administrativa do Estado, vigorante no qüinqüênio 1944-1948, foi criada a comarca de Parnamirim, continuando a mesma situação, determinada pela lei estadual nº 1819, de 30 de dezembro de 1953. Gentílico: parnamirinense ou parnaminioara


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Parnamirim