Passo de Camaragibe é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 15.419 habitantes, sendo aproximadamente 7.512 homens e 7.251 mulheres. A densidade demográfica de 60.39 km².

 

As pessoas nascidas em Passo de Camaragibe/AL são chamadas de "camaragibense" (na expressão popular "Quem nasce em Passo de Camaragibe é camaragibense"). Atualmente existem 8.840 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Passo de Camaragibe existe 7.653 habitantes da religião católica, 3.488 habitantes da religião evangélica e 5 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Passo de Camaragibe/AL é 0.533 .

O código do município de Passo de Camaragibe do IBGE é 2706505. Quantidade de Postos de Saúde e Passo de Camaragibe, AL: 9.


Saiba mais sobre Passo de Camaragibe/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Passo de Camaragibe/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 44 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Passo de Camaragibe/AL.

História da Cidade Passo de Camaragibe, AL:

Município de Passo de Camaragibe
Município Passo de Camaragibe
Estado Alagoas
Gentílico camaragibense
IDH 0.533
População
Total Estimada 15.419 Homens 7.512 Mulheres 7.251 Densidade 60.39 hab./km²
Religião
Católicos 7.653 Evangélicos 3.488 Espíritas 5
Fonte: IBGE
Passo de Camaragibe Alagoas - AL O povoado se formou às margens do rio Camaragibe e em torno de uma igreja, por isso, sua primeira denominação foi Matriz de Camaragibe. Um outro povoado, porém, começou a surgir no ponto em que o rio tinha menor profundidade. O movimento intenso por causa dos comerciantes que vinham da capitania de Pernambuco para utilizar os armazéns de embarque conhecidos como "passos"- fez com que a sede administrativa fosse transferida de Matriz para Passo de Camaragibe. Após a invasão holandesa e morte de Calabar, Passo de Camaragibe tornou-se um ponto estratégico, ideal para as comunicações entre o Norte e o Sul. As forças de Dom Luiz Rojas e Borja e as de Arkchoff combateram no território e muitas atrocidades - como a matança de mulheres e crianças, além de saques e incêndios - foram cometidas contra os moradores. Não há data precisa sobre a instalação da freguesia criada sob a invocação de Bom Jesus e transferida para Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Através da Lei 197, de 1852, a freguesia foi elevada à vila; à cidade, em 1880, através da Lei 842. O município possui grande potencial turístico por conta da diversidade de ecossistemas: rios, lagoas e manguezais; uma topografia dinâmica com planos, morros e penhascos, além de um mar exuberante, com arrecifes de corais. Suas principais praias são: Barra de Camaragibe (cercada de coqueirais), a de Marceneiro (tranquila e preferida pelos turistas) e a dos Morros (primitiva e escolhida para ser o pólo turístico do Projeto Costa Dourada). Entre os eventos destacam-se a festa da Emancipação (14 de junho) e a da padroeira (de 29 de novembro a 8 de dezembro). Gentílico: camaragibense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Passo de Camaragibe