Piracanjuba é uma cidade localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 24.772 habitantes, sendo aproximadamente 12.194 homens e 11.832 mulheres. A densidade demográfica de 9.99 km².

 

As pessoas nascidas em Piracanjuba/GO são chamadas de "piracanjubense" (na expressão popular "Quem nasce em Piracanjuba é piracanjubense"). Atualmente existem 20.372 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Piracanjuba existe 16.844 habitantes da religião católica, 5.066 habitantes da religião evangélica e 531 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Piracanjuba/GO é 0.721 .

O código do município de Piracanjuba do IBGE é 5217104. Quantidade de Postos de Saúde e Piracanjuba, GO: 9.


Saiba mais sobre Piracanjuba/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Piracanjuba/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 460 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Piracanjuba/GO.

História da Cidade Piracanjuba, GO:

Município de Piracanjuba
Município Piracanjuba
Estado Goiás
Gentílico piracanjubense
IDH 0.721
População
Total Estimada 24.772 Homens 12.194 Mulheres 11.832 Densidade 9.99 hab./km²
Religião
Católicos 16.844 Evangélicos 5.066 Espíritas 531
Fonte: IBGE
Piracanjuba Goiás - GO A história de Piracanjuba liga-se à bandeira de Bartolomeu Bueno, o "Anhanguera", a quem se deve o nome de um dos rios mais importantes da região. Aproximadamente em 1732, ao cruzar esse rio, no local onde está situada a usina Rochedo, teria o Anhanguera utilizado de duas pranchas de madeira como ponte. Na volta, só encontrando uma das pranchas, a outra teria sido levada pela enchente, denominou o rio "Meia Ponte", nome até hoje conservado. A origem de Piracanjuba, antiga Pouso Alto, liga-se também à Imagem de Padre Marinho, que, em suas andaças pelo sertão goiano, abriu uma estrada, simples caminho que, partindo de Campinas onde residia, rumava para Morrinhos seguindo daí para Itumbiara. Esse caminho que tinha por objetivo estabelecer relações comerciais de Goiás com Minas e São Paulo, passava por uma determinada elevação, na cabeceira de um córrego, lugar próprio para pernoite, denominou-se Pouso Alto. O início efetivo do povoamento deu-se com a construção de uma capela com o orago "Nossa Senhora dAbadia", pelo Guarda Mor Francisco José Pinheiro, que para isso pediu e recebeu autorização do Prelado de Goiás, Dom Francisco Castoria. Gentílico: piracanjubense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Piracanjuba, GO

Parcialmente nublado
19º C Quinta-Feira
29 º
19 º
Sex
28º
18º
Sab
30º
18º
Dom
29º
19º
Seg
31º
19º

Bairros de Piracanjuba