Piranhas é uma cidade localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 11.164 habitantes, sendo aproximadamente 5.718 homens e 5.548 mulheres. A densidade demográfica de 5.5 km².

 

As pessoas nascidas em Piranhas/GO são chamadas de "piranhense" (na expressão popular "Quem nasce em Piranhas é piranhense"). Atualmente existem 9.174 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Piranhas existe 7.374 habitantes da religião católica, 3.048 habitantes da religião evangélica e 165 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Piranhas/GO é 0.721 .

O código do município de Piranhas do IBGE é 5217203. Quantidade de Postos de Saúde e Piranhas, GO: 5.


Saiba mais sobre Piranhas/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Piranhas/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 225 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Piranhas/GO.

História da Cidade Piranhas, GO:

Município de Piranhas
Município Piranhas
Estado Goiás
Gentílico piranhense
IDH 0.721
População
Total Estimada 11.164 Homens 5.718 Mulheres 5.548 Densidade 5.5 hab./km²
Religião
Católicos 7.374 Evangélicos 3.048 Espíritas 165
Fonte: IBGE
Piranhas Goiás - GO Por volta de 1948, ao ser traçada a rodovia que ligava os municípios de Caiapônia e Aragarças, o grupo de técnicos e operários da Fundação Brasil Central acampou na margem esquerda do Rio Piranhas, atraído pelo aprazível abrigo, de águas límpidas e cristalinas. Com a retirada de parte do pessoal de obras para Água Parada, os que permanecera, liderados por Álvaro Antonio de Amorim, deram início à formação do povoado que recebeu a mesma denominação do rio adjacente, Piranhas. Seu progresso foi vertiginoso, em razão da incrementação da lavoura, favorecida pela boa fertilidade das terras. Sua elevação a distrito ocorreu em 11 de novembro de 1952, pela Lei Municipal nº 87, de Caiapônia, destacando-se a atuação do fundador, Álvaro Antonio de Amorim, e Nascimento José da Silva. Já no ano seguinte, pela lei Estadual nº 812, de 14 de outubro de 1953, o Distrito de Piranhas passou à categoria de município, oficialmente instalado em 01 de janeiro de 1954, desmembrando-se de Caiapônia. A partir da emancipação, a pecuária e a agricultura tornaram-se a base econômica para o notável desenvolvimento alcançado em termos de produção, e na década de 1970 o quadro urbano assumia novas características com aspecto de evolução social, política e econômica. Gentílico: piranhense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Piranhas