Porto de Moz é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 38.471 habitantes, sendo aproximadamente 17.612 homens e 16.344 mulheres. A densidade demográfica de 1.95 km².

 

As pessoas nascidas em Porto de Moz/PA são chamadas de "porto-mozense" (na expressão popular "Quem nasce em Porto de Moz é porto-mozense"). Atualmente existem 20.047 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Porto de Moz existe 24.198 habitantes da religião católica, 7.879 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Porto de Moz/PA é 0.503 .

O código do município de Porto de Moz do IBGE é 1505908. Quantidade de Postos de Saúde e Porto de Moz, PA: 14.


Saiba mais sobre Porto de Moz/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Porto de Moz/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 116 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Porto de Moz/PA.

História da Cidade Porto de Moz, PA:

Município de Porto de Moz
Município Porto de Moz
Estado Pará
Gentílico porto-mozense
IDH 0.503
População
Total Estimada 38.471 Homens 17.612 Mulheres 16.344 Densidade 1.95 hab./km²
Religião
Católicos 24.198 Evangélicos 7.879 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Porto de MozPará - PA Segundo o bacharel João Antônio Diniz da Cruz de Pinheiro, a origem histórica do município de Porto Moz, localizado na zona do Baixo Amazonas, data de 1639, quando os capuchos de José lançaram os fundamentos da atual sede, com a denominação de adeamento Maturu, sob a invocação de São Braz. Em decorrência das primeiras explorações da parte baixa do rio Xingu, o aldeamento se desenvolveu, passando assim, para o século XVIII. Em 1758 instalou-se a Vila de Porto Moz, cujos limites territoriais foram marcados pelo Ouvidor Pascoal Abranches Madeira Fernandes. Esses limites permaneceram até 1801, quando, por ordem do Governador e Capitão-Geral D. Fracisco de Souza Coutinho, o Ouvidor Francisco Tames de Araújo ampliou-os, para incluir no território do município e na sua jurisdição o lugar de Boa Vista. Em 1890, Porto Moz adquiriu categoria de Cidade, extinta em 1930, quando passou a integrar o território de Gurupá, restabelecendo-se, três anos depois, na qualidade de subprefeitura. Porto Moz readquiriu sua categoria de município no ano de 1937. O topônimo, de origem portuguesa, significa porto em que há mós. Gentílico: porto-mozense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Porto de Moz