Porto de Pedras é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 8.151 habitantes, sendo aproximadamente 4.270 homens e 4.159 mulheres. A densidade demográfica de 32.71 km².

 

As pessoas nascidas em Porto de Pedras/AL são chamadas de "porto-pedrense" (na expressão popular "Quem nasce em Porto de Pedras é porto-pedrense"). Atualmente existem 5.143 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Porto de Pedras existe 4.522 habitantes da religião católica, 1.668 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Porto de Pedras/AL é 0.541 .

O código do município de Porto de Pedras do IBGE é 2707404. Quantidade de Postos de Saúde e Porto de Pedras, AL: 5.


Saiba mais sobre Porto de Pedras/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Porto de Pedras/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 34 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Porto de Pedras/AL.

História da Cidade Porto de Pedras, AL:

Município de Porto de Pedras
Município Porto de Pedras
Estado Alagoas
Gentílico porto-pedrense
IDH 0.541
População
Total Estimada 8.151 Homens 4.270 Mulheres 4.159 Densidade 32.71 hab./km²
Religião
Católicos 4.522 Evangélicos 1.668 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Porto de Pedras Alagoas - AL A localização entre o mar e uma encosta de pedras fez com que o município tivesse trêsnomes: Porto Real, Águas Belas e Porto de Pedras. A colonização portuguesa contribuiu para o início do povoado, a história de Porto de Pedras está ligada à de Porto Calvo. Durante a guerra, invasão e domínio, até a expulsão, os moradores de Porto de Pedras participaram do movimento contra os holandeses. Pela barra e pelo porto passavam ou ancoravam embarcações inimigas e aliadas, vindas de Recife com alimentos e munição. No dia 14 de maio de 1633, guiados por Calabar, os holandeses entraram em Porto de Pedras, destruindo embarcações portuguesas e incendiando o povoado. Por um alvará régio em 5 de dezembro de 1815, o povoado foi elevado à categoria de vila, desmembrado de Porto Calvo. Em 1864, a vila foi suprimida e anexada a Passo de Camaragibe. No ano de 1868 foi restaurada e em 1921, através da Lei 903, transformou-se em município. Até meados da década de 60 era roteiro de viagem para Recife. Possuía estaleiros e sua importância para a navegação marítima é tão grande, que a Marinha instalou no lugar um farol, para orientação de navios. Porto de Pedras atrai por suas belezas naturais e características culturais de seu povo. Um ponto de encontro é a travessia do rio Manguaba de barco ou balsa para Japaratinga, com uma paisagem rica em manguezais e coqueirais. As praias do Patacho e Tatuamunha são redutos de namorados. Há ainda as praias de Crôa do Tubarão e Porto de Pedras, além da bela paisagem do farol, os antigos engenhos de cana e casas grandes dos coronéis. Gentílico: porto-pedrense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Porto de Pedras