Santa Bárbara do Pará é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 19.645 habitantes, sendo aproximadamente 8.755 homens e 8.386 mulheres. A densidade demográfica de 61.62 km².

 

As pessoas nascidas em Santa Bárbara do Pará/PA são chamadas de "santa-barbarense" (na expressão popular "Quem nasce em Santa Bárbara do Pará é santa-barbarense"). Atualmente existem 13.609 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Santa Bárbara do Pará existe 9.317 habitantes da religião católica, 5.716 habitantes da religião evangélica e 33 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Santa Bárbara do Pará/PA é 0.627 .

O código do município de Santa Bárbara do Pará do IBGE é 1506351. Quantidade de Postos de Saúde e Santa Bárbara do Pará, PA: 9.


Saiba mais sobre Santa Bárbara do Pará/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Santa Bárbara do Pará/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 60 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Santa Bárbara do Pará/PA.

História da Cidade Santa Bárbara do Pará, PA:

Município de Santa Bárbara do Pará
Município Santa Bárbara do Pará
Estado Pará
Gentílico santa-barbarense
IDH 0.627
População
Total Estimada 19.645 Homens 8.755 Mulheres 8.386 Densidade 61.62 hab./km²
Religião
Católicos 9.317 Evangélicos 5.716 Espíritas 33
Fonte: IBGE
Santa Bárbara do Pará Pará - PA Por volta de 1920, o povoado de Santa Bárbara subdividido em três adensamentos; Traquateua, Candeua e Santa Rosa, onde foram instalados as primeiras escolas: - Mista de Candeua, Mista de Traquateua e Mista de Santa Rosa, que administravam o ensino primário básico de 1º a 4º séries. Em 1962, Santa Bárbara (que já fazia parte do município de Benevides, desmembrando de Ananindeua), elege seu 1º vereador Raído Alves de Souza, descendente dos Gomes da Silva e heredeiro das terras. Ele doou alguns hectares para a expansão do povoado e posterior assentamento da Vila de Santa Bárbara. Existem três versões sobre a origem do nome do município. Segundo conta o morador Jorge Moreira, a origem do povoado remontaria ao terceiro decênio do sec. XIX, nos idos da Cabanagem, onde os cabanos ali teriam-se aquartelados, e baixo das mangueiras, talvez à espera do momento oportuno para tomar de assalto a capital da província-Belém. Nessa sua estada na área teriam encontrado, semi-enterrada, uma pequena imagem a qual identificaram como sendo de Santa Bárbara, daí a origem do nome do local. Já para a antiga moradora da região conhecida como dona Ciló, em decorrência de uma promessa feita e atendida pela Santa, para que não chegasse ao local uma grande epidemia que se alastrava pelas redondezas. A outra versão é dada por Raimundo Alves de Sousa: segundo ele, a denominação para o povoado teria advindo da data em que Felipe Santiago Gomes da Silva, primeiro morador do local, teria terminado a construção de sua casa: 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara. Gentílico: santa-barbarenses


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Santa Bárbara do Pará