Santa Luzia do Norte é uma cidade localizada no estado de Alagoas (a sigla deste estado é "AL").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 7.325 habitantes, sendo aproximadamente 3.370 homens e 3.521 mulheres. A densidade demográfica de 232.77 km².

 

As pessoas nascidas em Santa Luzia do Norte/AL são chamadas de "nortense" (na expressão popular "Quem nasce em Santa Luzia do Norte é nortense"). Atualmente existem 4.773 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Santa Luzia do Norte existe 4.448 habitantes da religião católica, 1.373 habitantes da religião evangélica e 9 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Santa Luzia do Norte/AL é 0.597 .

O código do município de Santa Luzia do Norte do IBGE é 2707909. Quantidade de Postos de Saúde e Santa Luzia do Norte, AL: 4.


Saiba mais sobre Santa Luzia do Norte/AL: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 1 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Santa Luzia do Norte/AL. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 48 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Santa Luzia do Norte/AL.

História da Cidade Santa Luzia do Norte, AL:

Município de Santa Luzia do Norte
Município Santa Luzia do Norte
Estado Alagoas
Gentílico nortense
IDH 0.597
População
Total Estimada 7.325 Homens 3.370 Mulheres 3.521 Densidade 232.77 hab./km²
Religião
Católicos 4.448 Evangélicos 1.373 Espíritas 9
Fonte: IBGE
Santa Luzia do Norte Alagoas - AL Foi uma das mais antigas povoações do Estado de Alagoas, pois já em 1663, tinha-se notícias de sua existência com a invasão dos batavos, durante a guerra holandesa, que por ali se dirigiram, depois de atacar a cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro. Somente em 1962, alcançou sua autonomia administrativa, se bem que 1830, chegou a ser sede do atual Município de Rio Largo. O topônimo da Povoação, teria vindo de um milagre atribuído à Santa Luzia quando um cego recobrou a visão por seu intermédio. O primeiro nome foi Santa Luzia de Siracusa, passando tempo depois para S. Luzia do Norte, até hoje conservado. De acordo com outra versão, a localidade teria sido batizada também com o nome de Outeiro de São Bento, devido a existência de um convento de São Bento nas proximidades. Antônio Martins Ribeiro foi um dos seus primeiros moradores. Recebeu ele, de Miguel Gonçalves Vieira, uma légua de terras com a condição de Ali levantar engenho de açúcar e fazer vida. A chegada de inúmeros novos moradores e a construção de suas casas, deram um impulso extraordinário ao povoado que encontrou desenvolvimento rápido. Em pouco tempo S. Luzia do Norte transformou-se no mais importante povoado às margens do Norte e do Rio Mandaú. Gentílico: nortense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Santa Luzia do Norte