São Geraldo do Araguaia é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 24.607 habitantes, sendo aproximadamente 13.093 homens e 12.494 mulheres. A densidade demográfica de 8.08 km².

 

As pessoas nascidas em São Geraldo do Araguaia/PA são chamadas de "são-geraldense" (na expressão popular "Quem nasce em São Geraldo do Araguaia é são-geraldense"). Atualmente existem 18.200 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de São Geraldo do Araguaia existe 14.928 habitantes da religião católica, 7.245 habitantes da religião evangélica e 49 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de São Geraldo do Araguaia/PA é 0.595 .

O código do município de São Geraldo do Araguaia do IBGE é 1507458. Quantidade de Postos de Saúde e São Geraldo do Araguaia, PA: 16.


Saiba mais sobre São Geraldo do Araguaia/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 4 ruas cadastradas, distribuídas em 4 bairros (publicamos a relação destes 4 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de São Geraldo do Araguaia/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 222 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de São Geraldo do Araguaia/PA.

História da Cidade São Geraldo do Araguaia, PA:

Município de São Geraldo do Araguaia
Município São Geraldo do Araguaia
Estado Pará
Gentílico são-geraldense
IDH 0.595
População
Total Estimada 24.607 Homens 13.093 Mulheres 12.494 Densidade 8.08 hab./km²
Religião
Católicos 14.928 Evangélicos 7.245 Espíritas 49
Fonte: IBGE
São Geraldo do Araguaia Pará - PA Criado em 10 de maio de 1988, sob a lei nº 5.441, sancionada pelo governador do Estado, Hélio Mota Gueiros, e publicada em Diário Oficial nº26.350,com área desmembrada do município de Xinguara. O município de São Geraldo do Araguaia começa seus primeiros passos de fortalecimento, nas mãos do prefeito Raimundo Silveira Lima, tenente da reserva do Exército, formado em Ciências Exatas e que chegou a São Geraldo em 1980, para operar na coordenação do 2º BEC. Havia terminado a Guerrilha do Araguaia, o Geta fazia o assentamento de posseiros e o Exército fazia a abetura de estradas. Adaptando-se a terra e aquela gente humilde, Raimundo Silveira Lima, à época sargento Lima, não só coordenou os trabalhos do BEC como passou a desenvolver trabalho como professor, lecionando na Escola de Primeiro e Segundo Graus Dantas Marcário. Transferido para Brasília em 1985, após dois anos ele retornava para lutar pela emancipação de São Geraldo, que desmembrado em 1982 do município de Conceição do Araguaia, ainda permanecia como distrito do município de Xinguara. Antes de ser transferido para Brasília, Lima disputara em 1982 a prefeitura de Xinguara, pelo PSD, sendo o candidato mais votado entre os cincos correntes ao cargo. Perdeu no entanto, para a legenda do PMDB. Sua luta estava apenas no início. Com emancipação de São Geraldo do Araguaia. Lima foi eleito seu primeiro prefeito, por vontade popular, e agora pode colocar em prática todos os planos para tornar a terra que aprendeu a amar num marco de progresso. Existe muito o que elaborar para esse objetivo ser conseguido. Gentílico: São-Geraldense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de São Geraldo do Araguaia