Sirinhaém é uma cidade localizada no estado de Pernambuco (a sigla deste estado é "PE").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 44.187 habitantes, sendo aproximadamente 20.348 homens e 19.948 mulheres. A densidade demográfica de 107.57 km².

 

As pessoas nascidas em Sirinhaém/PE são chamadas de "sirinhaense" (na expressão popular "Quem nasce em Sirinhaém é sirinhaense"). Atualmente existem 26.675 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Sirinhaém existe 13.387 habitantes da religião católica, 15.520 habitantes da religião evangélica e 73 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Sirinhaém/PE é 0.597 .

O código do município de Sirinhaém do IBGE é 2614204. Quantidade de Postos de Saúde e Sirinhaém, PE: 11.


Saiba mais sobre Sirinhaém/PE: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 5 ruas cadastradas, distribuídas em 4 bairros (publicamos a relação destes 4 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Sirinhaém/PE. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 168 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Sirinhaém/PE.

História da Cidade Sirinhaém, PE:

Município de Sirinhaém
Município Sirinhaém
Estado Pernambuco
Gentílico sirinhaense
IDH 0.597
População
Total Estimada 44.187 Homens 20.348 Mulheres 19.948 Densidade 107.57 hab./km²
Religião
Católicos 13.387 Evangélicos 15.520 Espíritas 73
Fonte: IBGE
Sirinhaém Pernambuco - PE O povoamento das terras do Sirinhaém teve início no secúlo XVII, notadamente, pelas famílias Accioly, Lins, Siqueira, Uchoa, Peres, Campello e Barros. O sentimento religioso fez com que se erguesse, em 1614, uma capela dedicada a São Roque. A 20 de janeiro de 1620, quando a povoação já experimentava surto de progresso, dava-se o começo da construção de uma igreja, sob invocação de Nossa Senhora da Conceição, registrando o seu funcionamento em 1621. O primeiro vigário do novo templo foi Padre Simão Pitta Calheiros. Sirinhaém Matias de Albuquerque e seus soldados que, em 1635, lutaram e venceram as tropas do general holândes Sigemundt Von Schokoppe. Nos combates que se travaram na localidade, Dona Maria de Souza, nobre Senhora, perdeu dois filhos e ao tomar conhecimento da morte do terceiro, teve um gesto heróico, chamando na ocasião, os dois filhos restantes, de 12 e 14 anos e encorajou-os a dar a vida pela mesma causa. A palavra Sirinhaém é indígena, da língua tupi, e significa bacia ou viveiro de siris, originada de: Sirinãe. Gentílico: Sirinhaense ou sirinhadoara


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.