Trombas é uma cidade localizada no estado de Goiás (a sigla deste estado é "GO").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 3.562 habitantes, sendo aproximadamente 1.784 homens e 1.668 mulheres. A densidade demográfica de 4.32 km².

 

As pessoas nascidas em Trombas/GO são chamadas de "trombense" (na expressão popular "Quem nasce em Trombas é trombense"). Atualmente existem 2.699 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Trombas existe 2.502 habitantes da religião católica, 710 habitantes da religião evangélica e 6 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Trombas/GO é 0.653 .

O código do município de Trombas do IBGE é 5221452. Quantidade de Postos de Saúde e Trombas, GO: 2.


Saiba mais sobre Trombas/GO: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 2 ruas cadastradas, distribuídas em 1 bairros (publicamos a relação destes 1 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Trombas/GO. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 25 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Trombas/GO.

História da Cidade Trombas, GO:

Município de Trombas
Município Trombas
Estado Goiás
Gentílico trombense
IDH 0.653
População
Total Estimada 3.562 Homens 1.784 Mulheres 1.668 Densidade 4.32 hab./km²
Religião
Católicos 2.502 Evangélicos 710 Espíritas 6
Fonte: IBGE
Trombas Goiás - GO O município de Trombas teve início em meados da década de 50. Afetadas pelas secas dos sertões da Bahia e do Ceará, algumas famílias vieram para o interior de Goiás em busca de terras férteis, como Cândido Castro de Souza e seu irmão. Essas famílias se instalaram às margens de um córrego e, na mesma época, se mudaram para as margens de um córrego próximo, o qual denominaram Córrego das Trombas de Elefante, logo formando um povoado chamado Trombas. A origem do nome se deve à nascente do rio, que fica entre os dois morros semelhantes a uma tromba de elefante. O povoado recebeu outra denominação, a qual não era oficial, segundo alguns moradores, de Vila Dourado, e mais tarde voltou a possuir o primeiro nome. Entre 1950 e 1954 houve um grande conflito pelas terras férteis, tomando características de uma guerra entre a polícia e os posseiros. José Porfírio de Souza, posseiro da região, assumiu a liderança do movimento feito pelo povo a fim de legalizar as terras. Em 1962, os camponeses elegeram José Porfírio de Souza deputado estadual, e este se tornou um homem conhecido politicamente. Em 1967, devido ao golpe de 1964 contra o governo do presidente João Goulart e seus aliados, o militarismo enviou espiões em busca de José Porfírio, e o mesmo foi preso e algemado no povoado de Riachão, Maranhão. José Porfírio foi levado para Goiânia, preso e, mais tarde solto. Almoçou com sua advogada e saiu dali dizendo que ia ao banco retirar dinheiro. Desde então ninguém mais o viu. Gentílico: trombense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Trombas, GO

23º C Quinta-Feira
31 º
22 º
Sex
31º
22º
Sab
32º
21º
Dom
31º
22º
Seg
32º
21º

Bairros de Trombas