Vitória do Xingu é uma cidade localizada no estado de Pará (a sigla deste estado é "PA").


Sobre Censo Demográfico: O Censo realizado pelo IBGE aponta população estimada em 14.407 habitantes, sendo aproximadamente 7.281 homens e 6.150 mulheres. A densidade demográfica de 4.35 km².

 

As pessoas nascidas em Vitória do Xingu/PA são chamadas de "vitoriense" (na expressão popular "Quem nasce em Vitória do Xingu é vitoriense"). Atualmente existem 9.963 alfabetizados.


Sobre Religião: Segundo censo na cidade de Vitória do Xingu existe 9.070 habitantes da religião católica, 3.221 habitantes da religião evangélica e 0 habitantes espíritas.


Sobre IDHM: (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que é composto por indicadores de três dimensões: longevidade, educação e renda. Este índice varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento humano. O IDHM de Vitória do Xingu/PA é 0.596 .

O código do município de Vitória do Xingu do IBGE é 1508357. Quantidade de Postos de Saúde e Vitória do Xingu, PA: 6.


Saiba mais sobre Vitória do Xingu/PA: Identificamos em pesquisas realizadas em nosso banco de dados que existem aproximadamente 3 ruas cadastradas, distribuídas em 2 bairros (publicamos a relação destes 2 bairros organizados alfabeticamente na parte inferior desta página) na cidade de Vitória do Xingu/PA. E encontra-se também cadastradas em nossa base de dados cerca de 39 empresas, comércios, prestadores de serviço, profissionais liberais, autônomos, dentre outros. Sendo que estes podem ser facilmente encontradas em: applocal.com.br/empresas na cidade de Vitória do Xingu/PA.

História da Cidade Vitória do Xingu, PA:

Município de Vitória do Xingu
Município Vitória do Xingu
Estado Pará
Gentílico vitoriense
IDH 0.596
População
Total Estimada 14.407 Homens 7.281 Mulheres 6.150 Densidade 4.35 hab./km²
Religião
Católicos 9.070 Evangélicos 3.221 Espíritas 0
Fonte: IBGE
Vitória do Xingu Pará - PA do município de Vitória do Xingu e o aspecto atual do seu desenvolvimento. Vitória do Xingu, uma das mais novas cidades paraense está localizada na parte central do grande estado do Pará. Encontra-se na rodovia Ernesto Acioly , margem esquerda do rio Xingu e na margem direita do Igarapé Tucuruí, onde também localiza a sede do município. Como os demais municípios localizados no Vale do Rio Xingu, tem seu povoamento datado do século XIX, em 1869, dois padres Capuchinhos aportaram nalocalidade de Vitória, onde mantiveram contatos com os Índios Xipaias e Araras. Nesta época os padres Capuchinhos aproveitaram para reabrirem o caminho em direção à comunidade de Altamira. O povoado de Vitória do Xingu foi dominado por grandes latifundiários, vivendo uma época de coronelismo, sob o domínio de Gaioso, José Porfírio e Agrário Cavalcanrte, perdendo estes os poderes com a fundação do município de Altamira. Por volta de 1877, coronel Gaioso já dominava a região destacando-se como seringalista e abastecimento no povoado de Vitória que na época possuía pequenos estabelecimentos comerciais. Gentílico: vitoriense


Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal.


Bairros de Vitória do Xingu